O Conselho Tutelar resgatou quatro irmãos, com idades entre 15 e 1 ano, em situação de abandono, nesta quarta-feira (22), na rua 1, comunidade Santa Cruz, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus. Os jovens informaram que a mãe saiu de casa na sexta-feira (17), e não retornou mais à residência.
De acordo com o conselheiro tutelar da Zona Centro-Sul, Daniel Serrão, o irmão mais velho tem 15 anos, e cuidava dos outros irmãos: um 13 anos, uma de 8 anos e um de 1 ano. Eles foram encontrados após uma denúncia para o Disque Direitos Humanos (Disque 100).
“Nós fomos ao local e constatamos que as crianças estavam há uma semana sozinhos em casa. Segundo informações, a mãe saiu pra trabalhar na sexta-feira passada e até então não tinha retornado”, disse.
Conforme Serrão, já foi estabelecido contato com a mãe dos jovens, mas o paradeiro dela ainda é incerto. “Comunicamos que estávamos indo para a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca) pra fazer os procedimentos que têm que ser feitos, e a busca da família. Ela sabe do crime que cometeu e agora a delegacia vai estar em busca dessa mãe”, contou.
Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na unidade policial pelo crime de abandono de incapaz. O conselheiro explicou que o crime envolve outras práticas ilegais, como negligência e maus-tratos.
Até a publicação desta matéria, os irmãos estavam sob responsabilidade do Conselho Tutelar, que busca por familiares que possam acolher as crianças.
G1