O Governo do Amazonas anunciou, nessa terça-feira (2), a construção de um porto na comunidade Itaubal, no município de Iranduba, distante 176 Km de Manaus. A obra do porto flutuante e uma rampa de acesso na estrada do Itaubal, no rio Arari, terá investimento de R$ 953.548,02.
O contrato prevê a construção de um cais flutuante para permitir a atracação de pequenas embarcações e para o acesso de pedestres aos barcos. O projeto também contempla a construção de um poço e de um sistema de abastecimento de água potável para a comunidade local.
Além disso, conforme o governo, será executada a construção de um abrigo em alvenaria, que será usado como depósito de materiais e área de espera para os passageiros, o chamado retroporto.
O governo destacou que a obra deve impactar a economia da região, pois irá facilitar o escoamento da produção, além de permitir melhor condição de deslocamento para a população. A construção será coordenada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).
As obras devem beneficiar de sete a dez mil pessoas, moradoras de comunidades existentes ao longo da estrada do Itaubal e do rio Arari. O contrato tem vigência até o mês de dezembro de 2020.