Polícia investiga castração ilegal de animais em pet shop de Fortaleza; dona é levada à delegacia

A Polícia Civil investiga um pet shop de Fortaleza suspeito de realizar castrações ilegais e cirurgias veterinárias. Uma vistoria feita no local, situado no Bairro Barroso, encontrou restos de órgãos de animais na tarde de sábado (25). A dona do estabelecimento foi levada à delegacia e liberada após assinar um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).

As investigações tiveram início a partir de uma denúncia de que o local funcionava sem alvará e licença ambiental enviada para o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE), que fez uma vistoria inicial no lugar, informou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Segundo a pasta, após a inspeção, o CRMV-CE solicitou apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Ao chegarem ao local, os policiais constataram irregularidades e levaram a proprietária do pet shop para o 30º Distrito Policial (Jangurussu), onde prestou depoimento.

Conforme a SSPDS, a proprietária cedia o espaço para três médicos veterinários realizarem a castração de animais, o que é proibido para pet shops. No local, não havia o descarte apropriado de medicamentos, licença para atuação de medicina veterinária, nem plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

A Secretaria disse que a Polícia Civil investiga o caso com o objetivo de descobrir se no estabelecimento eram manipuladas “substâncias perigosas ou nocivas à saúde humana”. O órgão afirmou ainda que a DPMA ouvirá os médicos veterinários apontados pela dona do pet shop. Ela deverá responder por crime ambiental.

Fonte:G1 Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *