O vereador Fransuá (PV) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) o projeto 191/2020, propondo a inclusão do tema ‘Igualdade Racial’ como novo inciso no artigo 1º da Lei nº 2.195, de 29 de dezembro de 2016, que dispõe sobre o ensino de temas transversais de educação nas escolas da rede pública municipal de ensino.
O projeto sugere que o tema “Igualdade Racial” faça parte das disciplinas já existentes, como forma de promoção educacional nas questões relacionadas ao preconceito, racismo e discriminação.
Fransuá destaca que os espaços coletivos educacionais devem servir para promoção e eliminação de qualquer forma de preconceito, racismo e discriminação, visto que é na infância que o aprendizado reforça o conhecimento das diferentes realidades, e compreensão das experiências sociais do mundo, constituído e formado por civilizações, histórias, grupos sociais e etnias ou raças diversas.
“Educar para a igualdade racial é tarefa urgente e imprescindível para a construção da sociedade de amanhã. As crianças podem e devem ser reeducadas para lidar com os preconceitos aprendidos no ambiente familiar e o processo de inferiorização e estigmatização excluído. E devem ser incluídos nos conteúdos programáticos das disciplinas do ensino fundamental já existentes, sem prejuízo de outros a serem determinados pelo Conselho Municipal de Educação”, frisa o parlamentar.
Temas transversais correspondem a questões importantes que complementam os conteúdos programáticos da educação infantil e definidos pelo Ministério da Educação (MEC) com temas que abordam valores referentes à cidadania como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho e consumo e pluralidade cultural.
Texto: Conceição MelquíadesFoto: divulgação: AssessoriaAtenciosamente,
Conceição Melquíades
Jornalista – Registro Profissional MTB 1057/AM