Manaus terá quatro postos atendendo por 12 horas na retomada da vacinação nesta sexta-feira

A Prefeitura de Manaus terá quatro pontos estratégicos funcionando por 12 horas nesta sexta-feira, 2/7, na retomada da vacinação contra a Covid-19. O Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul; o Centro de Convivência do Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte; o Centro de Convenções, “sambódromo”, na zona Oeste; e o Clube do Trabalhador do Sesi, na zona Leste, atenderão das 9h às 21h.

Os outros dois pontos (shopping Phelippe Daou, zona Norte, e o parque do Idoso, zona Centro-Sul), terão atendimento no horário tradicional, das 9h às 16h. Nesta etapa, começarão a receber a primeira dose dos imunizantes, pessoas a partir dos 26 anos de idade, pertencentes à população geral.

O anúncio da antecipação para esta faixa foi feito na manhã desta quinta-feira, 1º/7, pelo prefeito David Almeida, em entrevista coletiva no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em Adrianópolis.

Segundo o prefeito, a decisão de incluir o público de 26 anos foi resultado da avaliação do número de doses aplicadas nos dois dias de intensificação da campanha, quando começaram a ser vacinadas pessoas a partir de 27 anos.

“Toda a estratégia de vacinação que anunciamos é feita com base em cálculos no quantitativo de doses que recebemos e no quanto aplicamos. Até o momento, das quase 1,11 milhão de doses que o município recebeu, em 24 remessas, mais de 97% já foram utilizadas. Ainda temos uma parcela significativa de pessoas dos 27 aos 59 anos para receber a primeira dose, mas ainda temos remessas a receber e isso nos permite avançar”, destacou David.

Segundo estimativa do Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar), da Semsa, em Manaus há cerca de 43,9 mil pessoas com 26 anos de idade. Para atender a essa demanda, o prefeito disse que solicitará ao governo do Estado que repasse ao município o excedente de doses enviadas às cidades do interior. “Enquanto Manaus recebeu pouco mais de 1,1 milhão de doses, o restante dos municípios amazonenses recebeu 1,405 milhão de doses e muitos já imunizaram suas populações a partir dos 18 anos. A capital concentra 54% da população total do Estado, portanto, essas doses podem ser remanejadas para nossa cidade”, sugeriu.

A secretária titular da Semsa reforça o apelo aos que ainda irão receber a primeira dose que façam o cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br).

“Estamos trabalhando para atender o maior número de pessoas, para que recebam a vacina. E o processo desde a triagem até o momento da aplicação pode ser agilizado se os dados já estiverem no sistema. Façam o cadastro. É rápido, seguro e vai facilitar o atendimento nos postos”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *