A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), assegura a gratuidade da tarifa do transporte público para o dia 6/10, primeiro turno das Eleições Municipais de 2024. A medida atende uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está prevista pela Lei nº 3.388, regulamentada pelo Decreto nº 5.399, publicada na Edição nº 5.918, do Diário Oficial do Município (DOM), desta quinta-feira, 26/9.
Segundo a administração municipal, 1.150 ônibus deverão circular por Manaus no primeiro turno das eleições municipais. As viagens com gratuidade de passagem estão previstas para o horário das 4h às 18h.
A gratuidade do transporte durante a votação foi pauta do Executivo municipal aprovada na última quarta-feira, 25/9, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A medida também se aplica ao segundo turno do pleito, caso houver, previsto para o dia 26/10.
Cerca de 50 servidores do IMMU estarão fiscalizando a operação do transporte público a partir das 3h30, do dia 6/10. A atuação será nas garagens das empresas de ônibus, terminais de integração, terminais de bairro e estações de transferência, além do monitoramento da operação nos principais corredores viários por onde passam as linhas de ônibus.
Trânsito
Além da garantia da gratuidade do transporte coletivo, a Prefeitura de Manaus realizará uma operação especial de trânsito para a fluidez do tráfego e o acesso de eleitores aos locais de votação no primeiro turno das eleições. No total, 354 agentes de trânsito do IMMU estarão nas ruas a partir das 5h, para monitorar a circulação de veículos e pedestres e o trânsito em 86 locais de votação em todas as zonas da capital.
Não está prevista a interdição de ruas ou avenidas situadas nas zonas eleitorais, nem alteração nas áreas de circulação de veículos. No entanto, as áreas próximas aos locais de votação serão preservadas para priorizar o embarque e desembarque dos eleitores.
Fonte: Redação Am Post