Região Norte tem alerta de chuvas intensas e Sul terá massa de ar frio; veja previsão do tempo para a semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmetfez um alerta de perigo por chuvas intensas ou tempestades para partes do Acre, do Amazonas, de GoiásMato GrossoSão PauloMinas Gerais e Mato Grosso do Sul até, pelo menos, a manhã de terça-feira (5).

Já na Região Sul do país, uma massa de ar frio vai marcar o começo desta semana, segundo a MetSul Meteorologia. A queda de temperatura será percebida também em parte do Centro-Oeste, mas será maior no Rio Grande do Sul.

Veja as previsões para esta semana:

Sul

A massa de ar frio trará temperatura abaixo da média para esta época do ano ao longo de quase toda a primeira quinzena de outubro. Na quarta-feira (6), os termômetros sobem um pouco, mas o ar frio volta na quinta (7). A previsão para o feriado de terça (12) é de chuva.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas podem chegar a 9ºC em Porto Alegre, 6ºC ou 7ºC em Santa Maria, 3ºC a 5ºC na Campanha e fronteira com o Uruguai e abaixo dos 5ºC em pontos da Serra e dos Aparados. Mínimas baixas voltam a ocorrer na quinta-feira (7) e na sexta (8).

vento é moderado, com rajadas ocasionais especialmente no sul e leste gaúchos.

Segundo a MetSul, não deve haver geada ampla que possa afetar a agricultura. Pode gear em pontos do sul gaúcho e em áreas isoladas de baixadas de diversas regiões na terça (5).

Norte

Há alertas de chuvas intensas para as seguintes partes da região até a manhã de terça-feira (5):

  • Acre: Vale do Acre e Vale do Juruá
  • Amazonas: sudoeste, sul e norte

A chuva deve alcançar de 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Há alerta de perigo potencial, com ventos de 40-60km/h, para as seguintes regiões:

Centro-Oeste

O mesmo alerta de chuvas da Região Norte serve para as seguintes partes do Centro-Oeste:

  • Goiás: sul. Há alerta de baixa umidade até a noite desta segunda (4) no leste do estado.
  • Mato Grosso: sudeste e centro-sul, com perigo potencial para o norte
  • Mato Grosso do Sul: leste, centro-norte

Uma queda de temperatura é esperada no sul do estado na parte do estado próxima ao Paraguai.

A maior parte do Centro-Oeste não sentirá os efeitos da massa de ar frio.

Sudeste

O mesmo alerta de chuvas da Região Norte serve para as seguintes partes do Sudeste:

  • São Paulo: São José do Rio Preto, Campinas, Piracicaba, Bauru, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, região macrometropolitana paulista e Metropolitana de São Paulo, Marília, Araraquara, Vale do Paraíba, litoral sul.

A influência da massa de ar frio deve ser pequena. A capital paulista vai ter uma semana com momentos de sol e muitos períodos de nebulosidade, em que pode chover ou garoar.

  • Minas Gerais: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, oeste, sul/sudoeste de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes. Há alerta de baixa umidade até a noite desta segunda (4) no norte, noroeste e centro mineiros e nos vale do Jequitinhonha e Mucuri.
  • Rio de Janeiro: sul, baixadas, centro, Metropolitana do Rio de Janeiro, norte

Nordeste

Há alerta de baixa umidade, com alerta de perigo ou perigo potencial, até a noite desta segunda (4) nas seguintes regiões:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *