Sobe pra 22 número de casos da variante Ômicron no Amazonas; CIEVS emite comunicado de risco

Amazonas — O número de casos confirmados da variante ômicron no Amazonas subiu para 22, nesta segunda-feira (10). O aumento no número de infectados foi divulgado pelo secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, através de redes sociais.

O primeiro registro de infecção pela variante da Covid-19 no estado foi confirmado pelos órgãos de saúde no dia 4 de janeiro.

Na ocasião, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), informou que primeiro caso confirmado foi de uma mulher, de 27 anos, que chegou em Manaus após uma viagem a Fortaleza, com sintomas gripais.

Na publicação, Anoar Samad informou que mais de 100 mil manauaras ainda não tomaram nenhuma dose de vacina, que mais de 500 mil amazonenses ainda não tomaram a segunda dose e fez um apelo para que a população se imunize e siga as medidas de prevenção.

“Procurem logo uma unidade de suas prefeituras. Em Manaus ainda temos o sambódromo e a carreta da vacinação. Vacinem-se, usem máscaras, lavem as mãos com frequência e evitem aglomerações”, disse o secretário na publicação.

CIEVS emite comunicado de risco

Conforme a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM), emitiu um comunicado de risco ao CIEVS nacional, informando sobre os casos positivos identificados com a variante Ômicron.

No dia 7 de janeiro, foram processadas 144 amostras e 21 foram confirmadas com a nova variante. Os casos confirmados estão sendo monitorados e orientados a cumprirem isolamento domiciliar por 14 dias, com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19.

A FVS reforça junto à população a necessidade de adesão às medidas de prevenção não farmacológicas, como usar máscaras faciais; evitar locais fechados e pouco ventilados; e adotar medidas de distanciamento social e de etiqueta respiratória, além da higienização das mãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *