Vereadora Yomara Lins participou da comissão que realizou audiência pública para tratar demandas dos Agentes Comunitários de Saúde

A Comissão de Saúde (Comsau) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), presidida pelo vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), realizou nesta sexta-feira (17/9), no auditório Zany dos Reis, audiência pública para debater algumas demandas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), atendendo à solicitação dos vereadores Rodrigo Guedes (PSC), Caio André (PSC) e Dr. Daniel Vasconcelos por meio dos requerimentos 1829/2021 e 3716/2021, respectivamente.

O evento contou com a participação dos representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Ses), Viviana Almeida, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Vitória Régia Marinheiro, do presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Amazonas, Carlos Alexandre Pereira, dos vereadores Rosivaldo Cordovil (PSDB), Yomara Lins (PRTB), Thaysa Lippy (PP) e dos proponentes Rodrigo Guedes e Caio André. Alguns profissionais desta categoria também estiveram presentes, dando sugestões e cobrando valorização.

“Problemas não faltam para a nossa categoria. Atualmente, o ACS é um faz tudo. Estamos aqui hoje para apresentar todos os nossos pleitos, precisamos do aumento do valor de nosso vale alimentação que há 13 anos é o mesmo, da valorização profissional e do piso salarial, precisamos do apoio desta Casa para trabalharmos em condições dignas,” salientou o presidente do Sindicato, Carlos Pereira.

De acordo com o vereador Dr. Daniel, o objetivo do debate é ouvir os profissionais e levar ao prefeito, à Semsa todas as reivindicações, e acredita que com o diálogo será possível dar um retorno positivo a esses servidores que são os responsáveis em elevar a qualidade de vida dos moradores e contribuem para o atendimento na rede de atenção básica, como os postos e as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Estamos muito confiantes de que quando sentarmos com o prefeito David Almeida, ele terá uma grande sensibilidade pela causa, pois a saúde têm sido prioridade para ele nesses meses de mandato. Esse momento de união destes profissionais é importante para o fortalecimento da categoria, e enquanto vereador, estarei lutando por esta causa também,” salientou o presidente da Comsau.

Para a representante da Semsa, Dra. Vitória Régia Marinheiro, a discussão foi muito proveitosa e ressaltou que o ACS é o trabalhador que se faz presente nos mais diferentes contextos, principalmente naquele de difícil acesso, sendo o elo entre a comunidade e o serviço de saúde. “Temos uma grande gratidão à esses profissionais. É indiscutível o papel do agente comunitário de saúde no fortalecimento da atenção primária e esse momento é sempre oportuno para que possamos chegar a um denominador comum. Anotei todas as reivindicações e as levarei para a secretária Shádia Fraxe,” afirmou.

Todos os parlamentares deram a sua contribuição, reafirmando o compromisso e disposição em ajudar no alinhamento junto à prefeitura para que as demandas sejam atendidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *